terça-feira, 15 de outubro de 2013

Sistema de abastecimento vai levar água a 71 localidades do Sertão do São Francisco


A ordem de serviço para construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) do município de Campo Alegre de Lourdes foi assinada neste sábado (12) pelo governador Jaques Wagner e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz.

Com prazo de conclusão previsto em um ano e meio, as obras contam investimentos de R$ 80 milhões, com recursos garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Prevenção e atenderão 71 localidades de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede do município. 
Esta é a primeira obra que a Codevasf licita por meio de regime diferenciado de contratação (RDC), que segundo Elmo Vaz, apresenta algumas vantagens. “É um tipo de obra que tem algumas facilidades, onde a empresa contratada tem a obrigação contratual de revisar o projeto, e ao final da obra, fazer a pré-operação durante um período de três meses”.
O sistema integrado tem por finalidade básica o abastecimento da população urbana e das localidades situadas ao longo da adutora principal. A captação de água está localizada no reservatório de Sobradinho, e conduzida por tubulação entre 100-350 milímetros de diâmetro e 371,4 quilômetros de extensão de adutoras até a sede do município de Campo Alegre de Lourdes e demais localidades.
Aos 73 anos, a aposentada Filomena Alves ainda depende da água armazenada em poços artesianos e cisternas para realizar as atividades domésticas. “Nossa esperança é ter a água encanada porque água é vida e sem ela a situação é muito difícil”.
Os sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes – serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais, e terão capacidade de atender, com água tratada de qualidade, cerca de 40 mil pessoas, até 2028.

“Assinada a ordem de serviços, vamos tentar junto à empresa responsável reduzir esse prazo para até o final de 2014, já que esta é a maior obra de infraestrutura da região”, disse Wagner.










O sistema integrado tem por finalidade básica o abastecimento da população urbana e das localidades situadas ao longo da adutora principal. A captação de água está localizada no reservatório de Sobradinho, e conduzida por tubulação entre 100-350 milímetros de diâmetro e 371,4 quilômetros de extensão de adutoras até a sede do município de Campo Alegre de Lourdes e demais localidades

Fonte: SECOM/BA
Fotos: Carol Garcia Gov/BA

domingo, 13 de outubro de 2013

Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes busca soluções para minimizar efeitos da seca

Em virtude da seca que assola o município, de Campo Alegre de Lourdes, a Prefeitura Municipal vem buscando junto aos órgãos Estaduais e Federais soluções que venham a minimizar os efeitos da estiagem. A Prefeita, Delaneide Borges Dias (PSD-BA), nesses nove meses de governo e coincidentemente nove meses de estiagem enfrentados pela população, salientou que a administração municipal vem incansavelmente buscando benefícios e soluções rápidas para o enfrentamento da seca. 



Podemos incrementar as ações da Gestão atual comentando sobre a continuação e Ampliação do Programa Garantia Safra que mitiga os impactos econômicos causados pela perda quase total da safra no nosso Município dos Cultivos de Milho, feijão e Mandioca provocados pela falta de chuva onde 3.663 famílias de agricultores estão contempladas no Programa e onde já começaram a receber desde o mês de setembro suas Respectivas parcelas, consequentemente melhorando a economia local. E podemos ressaltar que a partir desse próximo ano o programa se estenderá até 4.500 famílias cadastradas através de parceria e contrapartidas entre Município, Estado e União. Outro trabalho desenvolvido regularmente é a Elaboração de DAP's em parceria com a EBDA/MDA que visa possibilitar o financiamento Rural na modalidade Pronaf B Agroamigo/Banco do Nordeste e Pronaf Estiagem (V), que por sua vez possibilita esses também no cadastro do Programa Nacional de Habitação Rural e Bolsa Estiagem (Ministério da Integração), que somam mais de 1300 benefícios nesse município Podemos incrementar as ações da Gestão atual comentando sobre a continuação e Ampliação do Programa Garantia Safra que mitiga os impactos econômicos causados perda quase total da safra no nosso Município dos Cultivos de Milho, feijão e Mandioca provocados pela falta de chuva onde 3.663 famílias de agricultores estão contempladas no Programa e onde já começaram a receber nesse mês de setembro suas Respectivas parcelas, consequentemente melhorando a economia local. E podemos ressaltar que a partir desse próximo ano o programa se estenderá até 4.000 famílias cadastradas através de parceria e contrapartidas entre Município, Estado e União. Outro trabalho desenvolvido regularmente é a Elaboração de DAP's em parceria com a EBDA/MDA que visa possibilitar o financiamento Rural na modalidade Pronaf B Agroamigo/Banco do Nordeste e Pronaf Estiagem (V), que por sua vez possibilita esses também no cadastro do Programa Nacional de Habitação Rural e Bolsa Estiagem (Ministério da Integração), que somente nesse município sãcontempladas mais 1300 famílias.

Dentre os programas em ação na Secretária de Agricultura está o Compra Direta no Balcão/EBAL/CONAB, que objetiva viabilizar o acesso dos criadores de pequeno porte, por meio da venda direta dos estoques públicos de diferentes produtos agrícolas, tais como,  milho. Têm como clientes os pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos entre outros. O cadastro foi realizado diretamente na Prefeitura e os agricultores que já pagaram o boleto receberam o milho com um custo pelo menos da metade daquele praticado no comércio.

Na primeira etapa consistiu em cadastros aprovados e destes já foram entregues cerca 4.747 sacas de milho (60 kg) que será complementada com mais 4.397 sacas de milho. E ainda ha  101 cadastros a serem aprovados pela CONAB/EBAL e em breve será destribuido os boletos bancários. Quanto aos novos interessados deverá procurar a Secretária de Agricultura para maiores informações quanto ao calendário de planejamento.

Entrega de Milho aos Agricultores Familiares Cadastrados no Programa Compra Direta no Balcão CONAB/EBAL pela Secretária de Agricultura nas mediações do Centro de Lazer de Campo Alegre de Lourdes.











Caminhões Pipas:


O município encontrava-se no ano passado com 36 caminhões pipas do Exército, do Programa do Governo Federal “Operação Pipa”, hoje dispondo com uma frota de 52 caminhões pipas, sendo que nesta última terça-feira, (01/09), recebeu mais nove (09) caminhões, no total de 61 caminhões do Exército para ajudar no abastecimento a toda a população, no intuito de levar água para as residências de todas as famílias deste município. Também ouve a obtenção de mais cinco caminhões pipas pela CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), e mais cinco caminhões com recursos próprios da Prefeitura, que estão sendo utilizados também no abastecimento das Unidades Escolares e de todos os Postos de Saúde, informou a Prefeita.


Perfuração de Poços Artesianos:


A prefeitura também vem atuando na perfuração de poços artesianos na tentativa de minimizar os efeitos da estiagem prolongada. Já foram perfurados um total de 10 novos poços, com a solução de alternativa, para várias famílias da zona rural, entre elas, dos povoados de Xixiu, Caraíba, Chapada Velha, Domingo Velho, e três só na sede do município. Foi perfurado também outros três poços, nas localidades Sítio Cardoso, Bandeira de Cima e outro no Bairro Joaquim Antunes, na sede do município, que não deram vazão, mas que a administração está viabilizando outra alternativa para resolver o problema da falta de água nestes locais, tais como, procura de outra rede manancial que venha encontrar água. A Prefeita se compromete em perfurar novos poços, na tentativa de beneficiar as famílias que residem nessas localidades.


Manutenção e Adaptação de Poços Artesianos para elétrico:


Ouve também a transformação de 25 poços mecânicos para elétricos, a exemplo localidades de Caraíba do Oscar, Currais, Cruz, Peixe, Boa Vista, Barreiro do Espinheiro Caraibinha, Lagoa do Arroz, Abóbora e Estreito, entre outras.


Foi feito também a distribuição de água dos poços para as residências das seguintes localidades: Santa Maria, Lagoa do Fundo, que estão em perfeito funcionamento, e esses dias serão instalados na Lagoa do Calderão, Língua de Vaca, Abóbora e Estreito, que estão em fase de conclusão. Foram feitas a manutenção de 89 poços artesianos, com troca e recuperação de 56 motores a diesel. A administração ressalta, ainda, que a prefeitura dispõe de duas equipes de plantão 24 horas para atender em qualquer área do município onde vier ocorrer algum problema com esses poços.




A prefeita, Delaneide Borges Dias, ressaltou, que a prefeitura está buscando juntamente aos órgãos Estaduais e Federais melhorias que possam amenizar ainda mais a situação da população do município de Campo Alegre de Lourdes-BA, como mais recursos para perfuração de poços, limpezas de aguadas e demais alternativas que venham melhorar a situação da população.

População comemora assinatura da ordem de serviço para a construção da adutora para Campo Alegre de Lourdes

O Governador da Bahia, Jaques Wagner PT, foi recebido nesta manhã de sábado, 12 de outubro, com muita alegria pela população de Campo Alegre de Lourdes, uma vez que, o mesmo veio juntamente com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, para assinar a ordem de serviço para a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), que irá beneficiar 71 localidades de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede do município.
O Governador  foi recebido pela Prefeita de Campo Alegre de Lourdes, Delaneide Borges Dias, na pista de pouso da cidade, e logo em seguiram em carreata juntamente com a população até o Clube Recreativo Campoalegrense onde foi assinada a ordem de serviço para construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água para Campo Alegre de Lourdes-BA. E também onde a prefeita pode agradecer ao Governador Wagner e a Presidente Dilma, e ressaltando a importância da adutora para o município, e que será a realização do sonho de todo o povo Campoalegrense.


O presidente da Codevasf, Elmo Vaz, afirmou que a ação é parte do programa Água para Todos, idealizado pelo Governo Federal para levar água ao semiárido nordestino que tem sofrido com a estiagem nos últimos tempos, e salientou que vai dialogar com os responsáveis pela empresa, MRM, para priorizar e fazer a adutora de Campo Alegre de Lourdes em tempo recorde para poder atender a demanda de toda a população Campoalegrense.
O governador, Jacques Wagner, destacou em seu discurso que a obra da adutora para Campo Alegre de Lourdes, é a maior obra de infraestrutura da região, e ressaltou ainda que irá tentar junto à empresa, MRM  responsável pela obra, reduzir o prazo de entrega de um ano e meio para apenas um ano, trabalhando com duas frentes de serviços para agilizar a obra.
E explicou a demora em vim assinar a ordem de serviço para inicio da obra de construção da adutora. “Eu já poderia ter vindo dar essa ordem de serviço, queria eu há mais tempo, mas só dava pra dar a ordem de serviço quando o dinheiro já estivesse liberado, como já está, quando estivesse a empresa licitada e contratada, então ela já pode efetivamente começar a fazer a obra” diz o Governador.
 “Tudo começou por iniciativa do ex-presidente Lula, que abraçou a questão da Luz para todos, e agora lançamos a água para todos no governo da presidenta Dilma. Então, quem vive destratando, xingando, é porque não tem argumento. O compromisso do nosso governo, do governo federal, sempre foi priorizar e amenizar a escassez de água em nessa região” continua o governador.
O Governador, Jacques Wagner, acrescentou ainda, diante das reivindicações da população que irá buscar junto ao Tribunal de Justiça a instalação de um cartório de registro de imóveis no município de Campo Alegre de Lourdes, e também se comprometeu a providenciar juntamente com o Ministro do Transporte, César Borges, para que seja acelerado o processo de licitação da BR 235, que liga Campo Alegre de Lourdes a Remanso-BA, e o restante da BR 020, que liga Campo Alegre de Lourdes a São Raimundo Nonato-PI.


O Governador concluiu seu discurso dizendo para a prefeita Delaneide, “Eu quero dizer prefeita que a gente vai continuar ajudando para que você possa fazer um bom governo, que um bom governo significa a melhoria da qualidade de vida das pessoas do município” diz o governador.
 O evento contou também com a presença: de Vereadores e Secretários do município de Campo Alegre de Lourdes; o Secretario da Casa Civil, Rui Costa; o prefeito de Remanso-BA, Dr. Celson (PT); o prefeito de Pilão Arcado-BA, Joãozinho Profírio (PSD); o prefeito de Juazeiro-BA Isaac Carvalho (PCdoB); a Senadora Lídice da Mata (PSB); o Dep. Federal Edson Pimenta (PSD); o Dep. Estadual Ângelo Coronel (PSD); o Dep. Federal Daniel Almeida; o Dep. Estadual Paulo Rangel;Dep. Estadual Capitão Tadeu (PSB) e  o ex-deputado Pedro Alcântara.












População e Localidades a serem beneficiadas


Uma população de cerca de 27 mil pessoas será beneficiada com a implantação do sistema integrado de abastecimento de água de Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, que atenderá 71 localidades de Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes, incluindo a sede do município. A execução está a cargo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com recursos de R$ 79,6 milhões garantidos no Programa de Aceleração do Crescimento, vertente PAC Prevenção. A ordem de serviço para execução das obras será dada neste sábado (12), na presença do governador do estado, Jaques Wagner, pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz.
A elaboração do projeto executivo do sistema foi uma parceria com o governo estadual, por meio da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB). A captação de água será feita por meio de flutuante no reservatório de Sobradinho, e daí conduzida por tubulação de 350 milímetros de diâmetro e 371,4 km de extensão de adutoras até a sede do município de Campo Alegre de Lourdes. Os sete subsistemas – dois em Pilão Arcado e cinco em Campo Alegre de Lourdes – serão compostos por adutora, elevatória, reservatório, rede de distribuição e ramais, e terão capacidade de atender, com água tratada de qualidade, a uma população de cerca de 40 mil pessoas, projetada para 2028. A realização de quase 4 mil novas ligações domiciliares está também prevista no contrato. “Com esta grande obra de infraestrutura hídrica cuja captação será feita a partir do rio São Francisco, o governo federal, por meio da Codevasf e em parceria com o governo estadual, estará levando água tratada em quantidade e qualidade para Campo Alegre de Lourdes e para a zona rural de Pilão Arcado e Remanso, realizando assim um sonho desta população”, afirma o presidente da Codevasf.
Benefícios para a população
O município de Campo Alegre de Lourdes está situado no norte baiano, na divisa com o Piauí. Embora esteja dentro da área do Vale do São Francisco, fica a 120 km de distância do rio. Não é cortado por nenhum curso de água permanente e localiza-se no chamado polígono da seca. Na região não há viabilidade para perfuração de poços e a única solução para abastecimento de água da população, de forma permanente, é captar água do rio São Francisco. Para os moradores do município, que será um dos mais beneficiados com o sistema, a obra irá melhorar significativamente a qualidade de vida da população. “Essa obra é muito importante para o município que sofre com a seca. Convivemos com esse problema a vida inteira. Hoje a situação está caótica, com muito sofrimento. Com essa adutora, acreditamos que essa realidade vai mudar”, afirma Valdomiro Mendes, morador de Campo Alegre de Lourdes, resumindo a expectativa da população local que será atendida com o sistema. Além de melhorar o fornecimento de água na região, o sistema também terá um impacto social positivo devido à redução de doenças de veiculação hídrica, que culminarão com a redução de gastos públicos com saúde.
Relação das localidades beneficiadas
- Campo Alegre de Lourdes:
Lagoinha, Canto, Angico do Remanso, Lagoinha II, Lagoa do Meio, Santa Rita, Lagoa do Arroz, Pajeú, Contendas, Boa Vista, Tapagem, Baixa Verde, Lagoa do Boi, Pedra Branca, Panaço, Lagoa Escondida, Riacho Alegre, Alegria, Caldeirão, Lagoa da Onça, Miragem, Alto Formoso, Gergelim e Lagoa dos Patos, Velame/Bois, Lagoa Joãozinho, Pedra Comprida, Baixão dos Bois, Lagoa do Arroz, Baixão dos Calixtos (Bananeiras), Baixão dos Sabinos e Pitombas, Barreiro do Espinheiro, Sítio dos Dô, Mamoneira, Cacimbinha, Barra, Pedra Branca, Ramalho, São Gonçalo, Santa Úrsula, Fidalgo, Tanquinho, Alto da Cruz (Cruz), Vila de Peixe, Poço do Baixão, Caraíbas, Cacimba Velha, Feijão (Baluarte), Curralinho, Queimada Grande, Angico dos Dias, Açu, Baixão Novo, Aroeira e Barra da Lagoa, além da sede do município de Campo Alegre de Lourdes.
- Pilão Arcado:
Tanque Velho, Pintado, Caldeirão da Onça, Caititu, Espinheiro, Santiago, Salininha, Caldeirão do Boi, Carnaíba, Casa Verde e Vereda da Onça, Olho D’Água e Melância;


por: James Pereira dos Santos
Créditos: Blog Lucas Nunes